Buscar
  • Osires Damaso

Projeto de Damaso tipifica crimes de violação a direitos individuais durante pandemia



O deputado Osires Damaso (PSC/TO) protocolou nesta segunda-feira, 1°, o Projeto de Lei 2996/20 que tipifica como crime de abuso de autoridade e como crime de responsabilidade a violação a direitos individuais previstos na Constituição Federal.


Em sua justificativa, Damaso e outros 12 parlamentares coautores da proposta, explicou que, atualmente, a crise na saúde provocada pelo coronavírus tem sido pretexto para diversas atrocidades cometidas pelos governantes do país em face dos direitos individuais garantidos pela Constituição Federal. “Infelizmente, tem se observado a prática das mais nefastas condutas, somente vistas ao redor do mundo em regimes totalitários, como o monitoramento de cidadãos por meio de sinais de celulares e até mesmo a prisão de pessoas simplesmente por estarem se locomovendo em locais públicos ou pela tentativa de exercer atividade econômica indispensável ao seu próprio sustento ou de sua família”.


Nesses termos, o projeto de lei visa penalizar a autoridade pública, tanto na seara política como na criminal, que utilize o poder do Estado para sacrificar liberdades e garantias do indivíduo sob falsos pretextos de manutenção da saúde e/ou segurança da sociedade.


Segundo o projeto, a Constituição Federal garante expressamente em seu art. 5º uma série de direitos individuais que fundamentam as garantias indispensáveis à dignidade da pessoa humana e que se prestam a preservar a sua condição de liberdade em face dos poderes exercidos pelo Estado. E possibilitar que direitos individuais diretamente relacionados à liberdade, à propriedade e à legítima defesa, sejam reduzidos a pretexto de se preservar outros aspectos sociais podem significar um retrocesso.


“Em tempos como o que se atravessa, é preciso recordar àqueles que detêm algum tipo de poder ou mandato público, que este não está acima da população governada e que a própria razão da existência do poder a eles atribuído é servir ao povo que os elegeu”.


Também assinam o projeto os deputados Paulo Eduardo Martins (PSC/PR), Coronel Chrisóstomo (PSL/RO), Bia Kicis (PSL/DF), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL/SP), Helio Lopes (PSL/RJ), Nicoletti (PSL/RR), Sanderson (PSL/RS), Márcio Labre (PSL/RJ), Carla Zambelli (PSL/SP), General Girão (PSL/RN) e José Rocha (PL/BA).

28 visualizações
  • whatsapp-xxl
  • Facebook Black Round
  • Instagram - Black Circle

Câmara dos Deputados, Anexo 3, Gabinete 474,

Telefone: (61) 3215-5474

Email: dep.osiresdamaso@camara.leg.br
Brasília - DF  CEP 70160-900

Escritório Palmas

Avenida JK, Quadra 110 Norte, nº 13, lote 18, salas 4, 5 e 6

Telefone: (63) 3028-1020

CEP 77006-130