Buscar
  • Osires Damaso

Deputado Damaso vota pela punição de pessoas que furarem a fila da vacinação contra a Covid



O Plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (11) o Projeto de Lei 25/21, do deputado que tipifica os crimes de infração de plano de imunização; peculato de vacinas, bens medicinais ou terapêuticos; e corrupção em plano de imunização. O objetivo é coibir a prática de furar a fila de vacinação contra o novo coronavírus e outros desvios. A matéria segue para análise do Senado.


A infração de ordem de prioridade de vacinação, também caracterizada como afronta à operacionalização de plano de imunização, pode resultar em pena de reclusão de um a três anos, e multa. A pena é aumentada de um terço se o agente falsifica atestado, declaração, certidão ou qualquer documento.


Além disso, a proposta dobra a pena de expor a vida ou saúde de alguém a perigo no caso de simulação ou aplicação fraudulenta de vacina. Com isso, a pena passa de detenção de três meses a um ano para detenção de seis meses a dois anos.

A favor da proposta, o deputado Osires Damaso (PSC/TO) falou da importância da imunização da população para a retomada da economia, mas que as prioridades devem ser respeitadas.


“Nós estamos vivendo um momento bastante difícil. A Câmara teve a sensibilidade para perceber o momento de grave crise instalada. A imunização de toda a população é de interesse público, mas a população precisa entender e respeitar até chegar a vez de cada um ter acesso à vacina”, disse.

(Com informações da Agência Câmara)

19 visualizações0 comentário
  • whatsapp-xxl
  • Facebook Black Round
  • Instagram - Black Circle

Câmara dos Deputados, Anexo 3, Gabinete 474,

Telefone: (61) 3215-5474

Email: dep.osiresdamaso@camara.leg.br
Brasília - DF  CEP 70160-900

Escritório Palmas

Avenida JK, Quadra 110 Norte, nº 13, lote 18, salas 4, 5 e 6

Telefone: (63) 3028-1020

CEP 77006-130