Buscar
  • Osires Damaso

Damaso se manifesta a favor das mudanças feitas na proposta da reforma da Previdência

Atualizado: 28 de Jun de 2019


Damaso é a favor das alterações no texto da Reforma da Previdência

Na sessão de debates realizada na Comissão Especial da Reforma da Previdência, o deputado Osires Damaso (PSC/TO) disse que está mais tranquilo com a nova versão da proposta apresentada pelo relator da matéria, Samuel Moreira (PSDB/SP), que excluiu do texto principal os artigos relativos ao trabalhador rural e à concessão do benefício assistencial aos idosos e às pessoas com deficiência (BPC), ou seja, as regras atuais permanecerão válidas.

O parlamentar já havia declarado que o texto original da reforma estava muito agressivo e que as pessoas mais pobres poderiam ser prejudicadas. “Essas alterações feitas são muito importantes e essenciais para que não haja diminuição do benefício especialmente para a parte mais pobre da população”, disse.

Damaso falou ainda da necessidade de reincluir os estados e municípios no texto da reforma, pois, para ele, seria uma oportunidade de fazer o país alavancar, e pediu ao relator uma proposta melhor para os professores. “E eu espero que seja apresentada uma proposta melhor para os professores, reduzindo mais a idade não só das professoras, mas também dos professores, porque todos nós sabemos que enfrentar sala de aula não é fácil”, alertou o parlamentar.

Colocar o auxílio-reclusão e o salário-família sob as mesmas regras desagradou o parlamentar tocantinense, que sugeriu ao relator fazer a desvinculação dos dois benefícios. “Às vezes, o pai de família tem mais cuidado de não cometer crime, preocupado com a criação dos seus filhos, com o sustento da sua família. Um auxílio-reclusão elevado pode motivar as pessoas a cometer crime para ter benefício”, argumentou Damaso.

O novo relatório foi apresentado dia 13 de junho e a expectativa é que, ao final das discussões, o relator ainda faça uma complementação de voto, antes da apreciação pelo colegiado.


(Com informações da Ascom PSC)

22 visualizações
  • whatsapp-xxl
  • Facebook Black Round
  • Instagram - Black Circle

Câmara dos Deputados, Anexo 3, Gabinete 474,

Telefone: (61) 3215-5474

Email: dep.osiresdamaso@camara.leg.br
Brasília - DF  CEP 70160-900

Escritório Palmas

Avenida JK, Quadra 110 Norte, nº 13, lote 18, salas 4, 5 e 6

Telefone: (63) 3028-1020

CEP 77006-130